“Crescer a Brincar”

O nosso Projeto Pedagógico foi desenvolvido por forma a dotar a escola, de forma transversal a todas as Salas, de uma linha unificadora dos princípios pedagógicos que queremos desenvolver.
É do nosso Projeto Pedagógico que emanam os princípios das atividades desenvolvidas em cada Sala pelas Educadoras, apoiadas pelas Auxiliares, e sob a orientação da Coordenadora Pedagógica.

O Projeto Pedagógico da Saídos da Casca tem em conta os seguintes princípios orientadores:

Cada criança é um ser único com ritmos, características e necessidades próprias que devem ser respeitadas;

• A segurança afetiva da criança deve ser garantida através de um ambiente calmo, acolhedor, alegre e de uma boa relação afetiva com os adultos, para que ela se sinta segura e com vontade de se descobrir a si própria e ao mundo à sua volta;

• A criança desenvolve-se brincando, experimentando, agindo diretamente sobre as coisas. Ela descobre, cria e resolve através da ação com o meio que a rodeia;

• O diálogo entre Pais, Educadora e Auxiliar, permite conhecer e compreender melhor a criança.

Através da brincadeira, a criança, atribui sentido ao seu mundo e apropria-se de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
É nas brincadeiras que ela adquire sentido para a sua vida.

A partir deste tema, são desenvolvidos subtemas ao longo do ano, de acordo com a faixa etária de cada grupo e tendo sempre em mente que as crianças se apropriem deles através da brincadeira.

As atividades desenvolvidas durante o ano, quer nas instalações da Creche, quer nas visitas realizadas na zona de Lisboa, são centradas na criança e é através da brincadeira que o seu desenvolvimento cognitivo e motor se potencia.

Ensino Bilingue

O ensino do Inglês passará a ser uma prática transversal a todas as idades, desde o berçário, com o objetivo de caminharmos para a um ensino bilingue.

Porquê?

A vantagem que as crianças mais pequenas biologicamente possuem para apreender com naturalidade as regras fonológicas e gramaticais de uma língua atinge o seu pico antes de completarem três anos. Esta capacidade está menos condicionada pelo treino auditivo que o adulto já tem para percecionar sons de acordo com a sua língua e podemos aproveitar a espontaneidade natural das crianças para a experimentação, a qual, com o passar do tempo, vai sendo substituída pelo receio de errar perante os outros. Hoje sabemos também que a aprendizagem precoce de uma língua estrangeira é potenciadora da aquisição e expressão da própria língua materna.

Como?

Queremos que o primeiro contacto das crianças com a língua inglesa ocorra de forma natural, agradável e estimulante, incutindo, em cada uma delas, uma atitude positiva em relação à aprendizagem, sem interferir nas suas rotinas e de forma crescente com a idade das crianças. Nestes momentos, as crianças estarão sobretudo envolvidas em canções, jogos, rimas e histórias contadas e cantadas exclusivamente em Inglês. Em todas as salas, vamos criar um clima onde as crianças vejam ser despertada a sua curiosidade natural para comunicar em inglês, através destas atividades, realizadas em pequenos grupos e de forma envolvente e interativa, privilegiando sempre o contexto lúdico como condutor destas experiências de aprendizagem.

Acreditamos fortemente neste projeto, aliás no âmbito do reforço da aprendizagem do Inglês transversal a todo o percurso escolar e que tem sido acentuado nos últimos anos nas escolas portuguesas.

Para que possa saber mais sobre o projeto, consulte os seguintes documentos:

A língua inglesa no currículo Saídos da Casca

Conjunto de respostas a perguntas frequentes