Projeto Pedagógico
Através da brincadeira, a criança, atribui sentido ao seu mundo e apropria-se de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
“Crescer a Brincar”
O nosso Projeto Pedagógico foi desenvolvido por forma a dotar a escola de uma linha unificadora dos princípios pedagógicos que queremos desenvolver.
O Projeto Pedagógico da Saídos da Casca tem em conta os seguintes princípios orientadores:
A criança desenvolve-se brincando, experimentando, agindo diretamente sobre as coisas. Ela descobre, cria e resolve através da ação com o meio que a rodeia.
Cada criança é um ser único com ritmos, características e necessidades próprias que devem ser respeitadas;
A segurança afetiva da criança deve ser garantida através de um ambiente calmo, acolhedor, alegre e de uma boa relação afetiva com os adultos, para que ela se sinta segura e com vontade de se descobrir a si própria e ao mundo à sua volta;
O diálogo entre Pais, educadora e Auxiliar, permite conhecer e compreender melhor a criança.
-
Através da brincadeira, a criança, atribui sentido ao seu mundo e apropria-se de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
É nas brincadeiras que ela adquire sentido para a sua vida.
A partir deste tema, são desenvolvidos subtemas ao longo do ano, de acordo com a faixa etária de cada grupo e tendo sempre em mente que as crianças se apropriem deles através da brincadeira.
As atividades desenvolvidas durante o ano, quer nas instalações da instituição, quer nas visitas realizadas na zona de Lisboa, são centradas na criança e é através da brincadeira que o seu desenvolvimento cognitivo e motor se potencia.
-
O contacto com a Natureza tem um papel de extrema importância na vida do ser humano.
A Horta Pedagógica, apresenta-se como um espaço propício à descoberta e à aprendizagem, oferecendo à criança, a oportunidade de se ligar à Natureza, de fazer parte dela, de perceber que todos os seres têm o seu lugar e que todos temos um papel a desempenhar, promovendo, desta forma o cuidado e respeito pela Natureza.
-
Seguindo o mesmo fio condutor da Valência de Creche – “Crescer a Brincar” - continuará a ser o nosso princípio orientador.
A brincadeira será ainda a base para o desenvolvimento de valores humanos como a solidariedade, o companheirismo, o respeito pelo outro ou a tolerância.
Todo o trabalho desenvolvido e promovido será planificado também com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
O Projeto Curricular de Sala será construído com base nos interesses e necessidades do grupo, procurando promover o Desenvolvimento Global da Criança e o seu Processo de Socialização. Pretendemos despertar o sentido crítico, de cada criança, desenvolvendo experiências que lhes permitam realizar aprendizagens significativas e diversificadas, valorizando sempre o trabalho individual, de pares e coletivo.
Porque acreditamos que a criança deve ser parte ativa na construção das temáticas abordadas, muitas atividades surgirão da iniciativa da criança, dando lugar à existência de Projetos. Cabe ao Educador integrá-los no seu Projeto Curricular e enriquecê-los, de forma a contribuírem para o Desenvolvimento da Criança.
E como será aplicado o ensino da língua inglesa no jardim de infância?
O Jardim de Infância contará com uma Educadora bilingue em articulação com o responsável pelo ensino de inglês na Saídos da Casca. Vamos assim promover, não só a curiosidade natural das crianças, mas também a constante interação oral, fundamental na sala de Jardim de Infância, relativamente à compreensão e domínio de vocabulário, à fluência da conversação e à pronúncia, num permanente contacto com a língua inglesa.